Actividade Prática 1

Enunciado
Actividade Prática 1

Objectivos:
  • Evidenciar o domínio dos conteúdos do módulo 2
Planeamento:
  • Início: 13-10-2014
  • Conclusão: 19-10-2014
  • Esta atividade pode ser realizada após a data sua conclusão, sobe penalização na avaliação.
Tarefas a realizar:

1. Criar uma apresentação: (1 valor)
  • No seu computador, abra o PowerPoint e verifique que foi criada, automaticamente, uma apresentação nova.Se tal não acontecer crie uma nova apresentação.Pretende-se que seja criada uma apresentação em branco, isto é, vazia.
2. Guardar a Apresentação:
  • Guarde a sua apresentação como o nome de “ap1” seguido do seu primeiro e ultimo nome. Exemplo “ap1 João Pinto”.
  • Conselho: depois de cada tarefa guarde a sua apresentação.
2. Apagar Caixas de Texto: (1 valor)
  • Apague as 2 caixas de texto que estão no primeiro dispositivo. Normalmente o PowerPoint cria estas 2 caixas de texto preparadas para escrever um título e um subtítulo. Pretende-se que o primeiro diapositivo fique sem quaisquer objectos gráficos, isto é, vazio.
3. Criar objecto Wordart: (1 valor)
  • Neste diapositivo, insira um objecto WordArt à sua escolha, com o texto “Actividade Prática 1”.
  • Altere o tamanho da letra para 54.
  • Desloque este objecto para o centro do diapositivo.
4. Criar Caixa de Texto: (3 valores)
  • Inserira uma caixa de texto com o seguinte conteúdo:   - na primeira linha o seu nome;   - na segunda linha o texto “e-Powerpoint”;   - na terceira linha o texto “Curso online”;
  • Formate todo o conteúdo da caixa de texto com a letra “Arial” e com o tamanho “28”. Também deve centrar o texto.
  • Formate apenas o seu nome com a letra “Arial Black”, tamanho 40, Negrito, sublinhado e com uma cor à sua escolha.
5. Formatar Fundo do Diapositivo: (1 valores)
  • Altere a cor de fundo deste primeiro diapositivo para uma cor à sua escolha.
  • Quando escolher a cor tenha em atenção as cores dos objectos já colocados no diapositivo. A cor escolhida para o fundo deve realçar estes objectos.
6. Inserir Novo Diapositivo: (1 valor)
  • Insira um novo diapositivo em branco, isto é vazio.
  • Formate a cor de fundo do diapositivo. Escolha uma cor a seu gosto.

7. Inserir uma Fotografia: (3 valores)
  • No segundo diapositivo insira uma fotografia sua.Se poder escolha uma fotografia informal, numa situação que possa descrever na pergunta seguinte. 
    • Altere o tamanho da imagem, e a sua posição no diapositivo, de forma a deixar espaço livre em baixo.
    • Aceda à galeria de estilos da imagem e formate a imagem com um estilo à sua escolha. 
    • Rode a imagem para que fique com uma pequena inclinação. 
    • Comprima a imagem. Escolha uma das opções de compressão.
8. Criar Caixa de Texto: (3 valores)

  • Crie uma caixa de texto, em baixo da imagem, e escreva um pequeno texto descritivo da situação visualizada na imagem.
    • Formate a cor de preenchimento da caixa de texto com um Azul (escuro).
    • Formate a linha de contorno da caixa para uma cor Azul (claro) e com a espessura de 6.
    • Formate o texto com a cor “Branco”
9. Inserir Novo Diapositivo: (1 valor)
  • Insira um novo dispositivo branco, isto é, vazio.
10. Formatar fundo: (2 valores)
  • Formate o do fundo terceiro diapositivo com uma imagem. Pode escolher uma imagem qualquer, por exemplo, tirada da internet. Aconselha-se que seja uma imagem grande, porque irá ocupar todo o diapositivo.
11. Criar uma Forma (3 valores)
  • Insira uma forma, à sua escolha, no centro do diapositivo.
  • Formate a cor de preenchimento da forma com uma cor a seu gosto.
  • Formate a linha de contorno da forma para uma cor a seu gosto e com a espessura de 6.
  • Proceda a uma rotação, para que a forma fique ligeiramente inclinada.
  • Formate a forma com o “Efeito de forma” do tipo Brilho. Escolha o tipo de Brilho.
12. Guardar a sua apresentação.
  1. Não se esqueça de guardar a actividade sempre no ficheiro criado para esta actividade.
13. Entregar actividade:

  • Envie o ficheiro da actividade para o email: “epowerpoint.mail@gmail.com
  • No assunto da mensagem deve escrever “AP1”. 
  • No texto do email coloque a sua identificação e outras informações que julgue necessárias.
 14. Declaração de autoria:
Preencha o seguinte formulário como forma de declarar que foi o autor desta actividade.
A sua actividade só será considerada para avaliação mediante esta declaração.

Avaliação:
  • A actividade será avaliada de 0 a 20 valores, tendo um peso de 10% na avaliação final do curso.
  • A avaliação terá em conta a pontuação indicada à frente de cada tarefa.
  • A detenção de qualquer tipo de plágio ou cópia implicará uma avaliação de zero valores na atividade.
  • Caso o(a) participante não preencha a "Declaração de autoria", será atribuída uma avaliação de zero valores.
Observações
  • As versões mais antigas do PowerPoint, nomeadamente a 2003, podem ter algumas funcionalidades necessárias para realizar algumas tarefas solicitadas.Assim, caso realize esta actividade numa versão antiga e não conseguir realizar alguma tarefa deve indicar, no texto de email da sua entrega, a tarefa que não conseguiu realizar por causa desta situação. Indique também qual é a versão do PowerPoint em que realizou a tarefa.
  • Após o fim do curso esta atividade será disponibilizada, pelo e-tutor, na Pasta Pública do curso.
Bom trabalho! :)